[Resenha] Coração de Tinta - Cornelia Funke


Avaliação: 5/5 + ♥
Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante noturno finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição. É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável: quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica. Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado "Coração De Tinta". Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de "Coração De Tinta" um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente seqüestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu.
"Coração de Tinta", um best-seller, é o primeiro livro da série "Mundo de Tinta", escrita por Cornelia Funke. Podemos dizer que é um livro dentro de um livro. Sim, pois estamos lendo uma história que guarda outra. Pode parecer confuso, mas na hora da leitura entendemos muito bem.

Não lembro muito bem o que me levou a ler o livro, mas deve ter sido um misto de coisas juntas. É até curioso, pois eu já havia visto o filme e mesmo assim quis ganhar o livro, até que meu pai me deu de Natal no ano passado, se não me engano.

Ler um livro em voz alta e aquilo se tornar real. É o que acontece com Mo, um encadernador, também chamado "Língua de Prata" e pai de Meggie, de 12 anos, uma apaixonada por livros. Por isso ele é perseguido por Capricórnio, vilão da história, e seus capangas, dentre eles Basta, um personagem com até personalidade. Já a mãe de Meggie, Resa, foi mandada para dentro da história, naquela noite em que Meggie era apenas um bebê, mas ela nunca soube o que havia acontecido. Como a perseguição à Mo tornou-se mais forte, eles resolveram fugir, e daí começa uma aventura em que não apenas Mo e Meggie estão envolvidos, mas outros personagens, que vão entrando com o passar da trama.

O livro também inclui até trechos de outras obras no começo dos capítulos, e inspiração em outras histórias para resolução de alguns problemas. Não me lembro se é apenas uma parte em que isso acontece. 

"Coração de Tinta" tem uma capa bem legal. Este livro já foi adaptado para tornar-se um filme, dirigido por Iain Softley, com atores como Eliza Hope Benett como Meggie e Brendan Fraser como Mo. O filme é legal, e diria que não faz muita diferença se você já tiver visto e quiser ler o livro. Foi o que aconteceu comigo. Para mim, um dos pontos negativos foi a falta de explicação do que Capricórnio planejava realmente. E pra quem leu o livro e gostou, ainda tem mais dois livros na continuação: "Sangue de Tinta" e "Morte de Tinta".

Informações do livro:
Autora: Cornelia Funke
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 456
Skoob
Trilogia: Mundo de Tinta 
1. Coração de Tinta
2. Sangue de Tinta
3. Morte de Tinta
Preço: R$44,00 na Livraria Cultura 

3 comentários:

  1. Isso de um livro dentro de um livro me lembrou de O Dia do Coringa, de Jostein Gaarder, também muito bom!

    Gostei do blog, visual bem bonitinho!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! Bonitinho, não? Foi a Carol que fez! :)

    ResponderExcluir
  3. eu gostei muito dele eu o li em apenas duas semanas! muito bom... pena que não posso comprar a continuação e na biblioteca da escola não tem :'(
    +gostei muito talvez um dia eu compre a continuação... ou ganhe no meu niver... quem sabe?

    ResponderExcluir

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena