[Resenha] As Crônicas de Nárnia - O Cavalo e Seu Menino - C.S.Lewis

Mais uma história para a maratona de resenhas de Nárnia! rs Dessa vez venho com a terceira crônica do livro, "O Cavalo e Seu Menino", também de C.S.Lewis.

Ao saber que não era filho de Arriche, o pescador, o jovem Shasta decide fugir da cruel Calormânia. Na companhia do cavalo falante Bri, ele parte em direção ao Norte rumo a Nárnia, onde o ar é fresco e reina a liberdade. Em sua jornada pelo deserto árido, Shasta tenta imaginar o que estará esperando por ele adiante. Tudo parece tão vasto, desconhecido, solitário... e livre.
Imagino que todos vocês já conheçam o final de "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa" (é o mesmo do filme), mas se não, essa resenha pode conter spoilers.

Acho que na ordem cronológica essa seria considerada a terceira crônica, mas na realidade a história se passa na época em que os quatro reis de Nárnia ocupavam os quatro tronos de Cair Paravel, antes que Lúcia, Pedro, Susana e Edmundo voltassem para o nosso mundo pelo guarda-roupa.

Veja bem: quando lemos o livro, entendemos que Nárnia não é simplesmente "um outro lugar perdido" como os contos de fantasia. Imagino que "O Mágico de Oz" seja assim: é um mundo mágico, e nele só existe Oz. Mas em Nárnia não. Nárnia é um dos países desse universo diferente do nosso, em que também há a Arquelândia, Calormânia e devem existir mais ainda. Sabendo isso, em OCSM vamos para o Sul desse mundo, perto, se não na própria Calormânia, onde mora um garoto chamado Shasta. Ele foi encontrado quando pequeno em um bote, com um homem morto, e então é criado por um senhor chamado Arriche. 

Shasta faz trabalhos para o homem que chama de pai, mas em um dia escuta que ele está fazendo negócios com um tarcaã (uma autoridade) para vendê-lo. Ele tem esperanças de que o homem seja bom, mas então conhece um cavalo a quem chama de Bri, que pertence a esse homem. Acontece que o cavalo é de Nárnia, sendo assim, é um cavalo falante, e logo revela ao menino que o homem não é bom. E eles resolvem fugir. Começa a aventura de Shasta e Bri para o Norte, mas que claro, não é simplesmente isso. Haverão coisas inclusas durante esse percurso, descobertas feitas...

Acho que um problema do livro é o tamanho da fonte. As folhas são brancas e as crônicas são divididas (isso no Volume Único). E, como alguns já devem saber, em Nárnia parecemos ter alusões à Bíblia. Nesse o que, penso eu, podemos tirar é: Deus nunca lhe abandona. Ele sempre está ao seu lado olhando por você (às vezes ele permite que algumas coisas nos aconteçam, mas não é por isso que deixa de olhar por nós). Eu não vou colocar um trecho aqui porque poderia ser considerado um spoiler e tal. Penso que nesse trecho há uma ligação à falta de fé de São Tomé:
- Bri, meu pobre, meu orgulhoso e assustado cavalo, chegue perto de mim. Mais perto, filho. Não ouse não ousar. Toque-me. Aqui estão as minhas patas, aqui está a minha cauda, aqui estão as minhas suíças. Sou um verdadeiro animal.
Nessa parte da história de Jesus vemos a falta de fé que São Tomé teve, e o quanto é importante nós também termos fé. E que não adianta ter uma fé morta. De que adianta dizer "Eu acredito em Deus" e não dar testemunho e viver conforme Deus quer para sua felicidade? 

Pois bem, eu novamente digo: não percam a oportunidade de ler esse livro. Comprem o Volume Único, não percam tempo! Espero que tenham gostado!

Informações sobre o livro:

Título: "O Cavalo e Seu Menino"
Autor: C.S.Lewis
Editora: WMF Martins Fontes
Páginas: 95 (sendo a última menos da metade, acho)
Preço: Submarino - Cultura - Saraiva (volume único) l Saraiva

Avaliação:

obs: A sinopse foi retirada do Skoob, mas como o nome do "pai" de Shasta estava diferente, mudei.

7 comentários:

  1. Cara, esse é meu livro favorito da saga, é tão lindo!!

    ResponderExcluir
  2. Não me conta, não me conta!
    Já sei o final do filme, mas ainda não li o livro e quero deixar todas as surpresas intactas!

    Adorei o blog ♥
    Seguindo ~

    Beijitos
    http://www.bookpetit.com

    ResponderExcluir
  3. Confesso várias vezes quase comprei no Submarino,mas fiquei na dúvida se seria bom mas pelo que vc descreve eu vou gostar muito.
    Muito boa dica de leitura,e uma resenha bem light gostei.
    Passa lá no blog para visitar ,Alexandra
    Magiasbook

    ResponderExcluir
  4. Eu li todas as crônicas naquele volume único grandão com aquela capa linda. Mas engraçado, não me lembrava dessa crônica em específico - só o nome Shasta que não me é estranho. Mas também, faz taaanto tempo que li. Me lembro que tive bons momentos lendo-o, pois todas as crônicas são deliciosas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Já ouvi muita gente dizer que esse livro era o pior das Crônicas, mas pra mim foi um dos melhores, não sei explicar direito, ele é muito diferente dos outros livros da série, nele conhecemos mais a fundo os reinos em volta de Nárnia.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena