[Resenha] As Crônicas de Nárnia - A Última Batalha - C.S.Lewis


Avaliação: 5/5

À luz de uma enorme fogueira crepitante, a última batalha de Nárnia está prestes a acontecer. O rei Tirian, ajudado corajosamente por Jill e Eustáquio, terá de enfrentar os cruéis calormanos, num combate que decidirá, finalmente, a luta entre as forças do bem e do mal. Mas, com tantas dúvidas e confusão ao redor, conseguirá o rei Tirian manter-se firme na hora mais negra de Nárnia?
Tudo começa quando um macaco chamado Manhoso avista uma pele de leão em um rio. Ele tem um "amigo" chamado Confuso, que, na realidade, é mais um capacho dele, que serve pra tudo que ele quer, pois o pobre Confuso não acredita na sua capacidade e na sua inteligência. Então, Manhoso manda que ele vá pegar a pele. Depois de um tempinho relutando, ele acaba convencido e vai pegar. Manhoso então tem a "genial" ideia de vestir Confuso com essa pele, mesmo que ele não queira, para enganar as criaturas de Nárnia fazendo-as pensar que o quadrúpede vestido de leão é na realidade, Aslam.
- Não me venha agora com argumentos, por favor - disse Manhoso. - O que é que um burro como você entende dessas coisas? Você bem sabe que não é um bom pensador, Confuso. Por que não me deixa pensar por você? Por que não me trata como eu o trato? Eu não acho que sou capaz de fazer tudo. Sei que há coisas que você faz muito melhor que eu. É por isso que eu o deixei entrar no lago: sabia que você faria isso melhor do que eu. Mas por que eu não posso ter uma chance quando se trata de fazer algo que posso fazer e você não? Por que eu nunca posso fazer nada? Seja justo e me dê uma chance, vá...
Com essa mentira, Manhoso consegue enganar os pobres animais de Nárnia, fazendo com que eles o obedecessam por medo à fúria de Aslam. Ele desmata árvores, coloca narnianos que deveriam ser livres para trabalhar, e o rei Tirian se vê diante de um dilema. Sabendo que nos tempos antigos pessoas foram ajudadas pelos curiosos amigos do outro mundo, ele os convoca. E ninguém mais, ninguém menos que Jill e Eustáquio aparecem para ajudá-lo.

A última batalha que acontece em Nárnia não é uma grante batalha como a que aconteceu contra a Feiticeira Branca nos tempos antigos, quando os irmãos Pevensie foram à Nárnia. Ela é mais uma sucessão de acontecimentos, que, nos leva, bem, a saber o que acontece com Nárnia no fim. Isso mesmo, mas não quero contar mais porque, como todas as outras crônicas de Nárnia, prefiro que vocês vão descobrindo pouco à pouco durante a leitura o que está acontecendo. Querem saber? Terão que ler.

Como sempre as crônica trazem ensinamentos, que um olhar atendo pode pouco à pouco descobrindo. A falta de bondade do coração de Manhoso para com Confuso, a falta de conhecimento que as criaturinhas tinham sobre Aslam e mesmo sem querer, foram ludibriadas por mentiras, a cegueira e a vontade de independência dos anões que não os deixaram que fizessem o melhor por eles... Não sei nesses pontos era realmente a intenção de Aslam chamar a atenção, mas acabou acontecendo em alguns deles comigo.

A escrita de Lewis em todas as crônicas é em terceira pessoa, sendo ele o narrador. Ele cria um mundo fantástico que é totalmente único. Apesar de a narrativa não ter momentos muito acelerados, que pode cansar algumas pessoas, vale à pena pelo único fato de você estar lendo As Crônicas de Nárnia. Se você dividir, as crônicas não são longas. São sete, cada uma com cerca de 100 páginas (no Volume Único), então você pode ler uma, dar uma parada e passar pra outro livro, e depois quando tiver vontade, retornar.

Eu indiquei, indico e continuarei indicando esse livro, que simplesmente não tem nenhum ponto negativo que se releve para dar uma contra-indicação. Nárnia é Nárnia, e nada nesse mundo poderá mudar o fato de ela ser única.

Informações sobre o livro
Título: A Última Batalha (ACDN 7)
Autor: C.S.Lewis
Editora: Martins Fontes
Páginas: 110
Preço: Cultura - Saraiva - Submarino - Fnac - Volume único


4 comentários:

  1. Faz 3 anos que li essa crônica em ebook, por isso não lembro muito dela, mas deu uma vontade de reler já que ganhei o volume único.
    Suzy
    http://gorjeioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Uau, acabei de me lembrar de minha leitura desse livro, eu estava tipo: OMG! Não pode acabar!!!!
    Mas, tudo acaba uma hora não é? E esse livro foi fantástico, o final foi tão diferente do comum, que eu me choquei inclusive. Eu tenho o volume único e digo: vale muito a pena comprar, eu paguei baratinho na época - ano passado u.u - e valeu muuuito apena.
    Um beijo, adorei sua resenha.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena