[Clareando] Sobre o Brasil e a Copa do Mundo


*Esse post deveria ter saído no domingo, mas como temos jogo na sexta e não sabemos da nossa classificação... 

Pra maioria dos brasileiros, a Copa do Mundo é um período esperado, que vem com muita animação e, também, com muito temor. A responsabilidade é grande: somos a Seleção com maior número de vitórias mundialmente, disso todo mundo sabe, e estamos sedeando o evento.

E o Brasil, como fica?
Com isso, vieram protestos e tretas com relação aos gastos e superfaturação das obras, pessoas falando que veríamos "o gigante acordou" de novo, e seria uma oportunidade para mostrar para o mundo a nossa situação e o que precisa ser mudado. Até agora, não vi muito movimento, fora uns protestos pontuados. Concordo que o Brasil está precisando urgentemente de uma reforma política, mas mais importante, cultural. Quebrar tudo não vai resolver nada, quando nossa população não tem consciência do que é política, e quão importante ela é para si e para os outros. Os seus filhos e netos vão morar no que você e suas escolhas estão construindo hoje. Sou uma grande entusiasta de protestos, mas isso quando são pacíficos. A violência tira nossa legitimidade e ofusca os verdadeiros interesses das manifestações. Além de manifestações, tem os que são "contra" a Copa. Bem, eu definitivamente não sou, e vou explicar o porquê!

Não acho que a Seleção seja culpada. Quebrar e falar mal, na altura do campeonato (literalmente), do que nossos impostos construíram, é inútil. Penso que a Copa seja muito mais que gente correndo atrás de uma bola. É, verdadeiramente um momento lindo, em que a nossa brasilidade se mostra mais do que nunca! 

E eu amo a Copa porque...
♥ Todo mundo se reune pra assistir os jogos. E nunca é só pra ver o jogo. A gente conversa, ri, come, faz churrasco, tem banho de piscina, fotos grupais (coisa que eu amo!)
♥ A emoção é indescritível. A união. Fico emocionada em ver aquelas milhares de pessoas cantando o hino nacional, exaltando nossas belezas e sentindo, pelo menos um pouquinho, o amor pelo país. A gente precisa levar esse amor pra mais âmbitos. Por exemplo? Votando com consciência! Parar de falar mal e buscar soluções! Sendo honesto aqui e fora do país, levando uma boa reputação do Brasil, etc.
♥ Ainda na questão da emoção: por mais que doa, por mais heartattacks que nós tenhamos, quanto mais difícil a partida, mais gostosa a vitória. (Quem lembra de Brasil e Chile?)
♥ Moro em uma cidade sede, Fortaleza. De vez em quando, visito a área do litoral leste, ali na Beira-Mar. Lá tem hotéis onde seleções como a do México e da Costa Rica ficaram hospedadas, então chove estrangeiro. A festa é certa! Eu amo o encontro de culturas!
♥ O Brasil tem a oportunidade de mostrar sua cultura para o mundo; desde nossa alegria até nossa feijoada.
♥ Aparecem músicas legais! Tipo a do Itaú, e que por mais que sejam marketing, ainda dão aquela ideia de união. 
♥ Todo mundo finge que entende de futebol!

Jogo Brasil x Chile, reunião dazamiga. Aí já tínhamos a certeza da classificação.

Com esse evento, meu nacionalismo foi renovado, e eu pretendo levá-lo para âmbitos além do futebol. Isso é cultural: olhar só pro que não presta. Eu sei que problema é que não falta, mas a gente não pode falar mal de um político, quando usa o "jeitinho brasileiro" pra sempre sair na melhor. Se cada um fizer sua parte, procurando ser honesto, votar conscientemente e espalhar isso por aí, o Brasil ainda poderia ir mais longe.

Um dia, perguntei ao meu professor de Geografia se ele acreditava que o Brasil seria desenvolvido algum dia. Sua resposta foi: "Clara, se eu não acreditasse, eu nem moraria mais aqui." Reflitamos sobre nosso amor com nosso país! Você nasceu aqui e está sob o nome de brasileiro! Faça jus a esse nome! E, para encerrar: rumo ao Hexa!

Para acompanhar meus surtos copais, me siga no Twitter! (clarabsantos)
Para mais fotos grupais, me siga no Instagram! (clarabsantos)
Para mais posts, siga o blog :)













2 comentários:

  1. Oi Clara, tudo bem?

    Após os jogos eu também passei a ver a copa com outros olhos. Espero que ao invés de mascarar os problemas, ela faça o que fez com você e comigo, renove nosso nacionalismo.

    Beijos,

    Pah - Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  2. Oi Clara. Eu até fiz um post no meu blog sobre a copa e acredito que com ou sem o evento aqui no Brasil, os problemas continuariam. É muito bom poder se reunir com a família para torcer pela nossa seleção e depois ainda rola umas comidinhas gostosas para recuperar a energia rs Amei seu novo blog, beijos :*

    www.pijamando.blogspot.com

    ResponderExcluir

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena