[Resenha] Orgulho e Preconceito - Jane Austen (Releitura)

Quer saber o que eu achei na minha primeira leitura? Clique aqui. Bem estranha, mas o que o tempo não faz?


Avaliação: 5/5
Na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista. Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína — recompensada, ao final, com uma felicidade que não lhe parecia possível na classe em que nasceu.
Eu, sinceramente, me impressiono com minha capacidade de mudar de opinião. Como, em uma primeira leitura, eu pude ter uma opinião tão mais ou menos, e na segunda, simplesmente amar, amar e amar ainda mais o livro? E eu tinha consciência que amava essa história, não me entendam mal. É que eu sou estranha. Enfim, considerem esta resenha, não a anterior. 

Pra quem tem preguiça de ler sinopses como eu, aqui vai um resumo do livro. A família Bennet, moradora de Longbourn, recebe vizinhos inesperados na propriedade de Netherfield. O simpático Mr. Bingley e sua irmã, Caroline, e Mr. Darcy, que se acha superior demais para se comunicar com qualquer um daqueles seus vizinhos. Bingley e Jane, a filha mais velha (e mais doce, incapaz de ver o mal em qualquer um) da família Bennet, logo se dão bem. Já Elizabeth, ou Lizzie, de personalidade e gênio fortes, após conhecer o orgulho de Darcy, constrói sua opinião e decide odiá-lo por toda a eternidade. E é daí que se constrói este clássico.

Eu amo a Jane Austen. Já disse isso? A reflexão que se passa por minha cabeça é como um livro do século XVIII (mas publicado no XIX, detalhes à parte) consegue ser tão dinâmico. Cada um dos amigos que conhecemos na estória tem uma personalidade inconfundível. Ora divertida e fútil, como a de Mrs. Bennet, ora esperta, como a de Lizzie, ou tola, como a de Lydia, talvez resignada, como de Mr. Bennet. A verdade é que não dá pra sentir tédio. Sempre tem algo acontecendo, algum fato que contribuirá com o resto do enredo e o desfecho deste romance mais que amado. Viajaremos pelas paisagens e propriedades da parte rural da Inglaterra, com seus bosques e colinas, seus costumes e tudo que pode agradar uma aficionada por antiguidades como eu.

Orgulho e Preconceito está na minha lista de livros preferidos, assim como sua adaptação de 2005 com Keira Knightley e Matthew Macfadyen. Só tenho elogios para um clássico que mostra o poder feminino tanto em sua personagem principal, Elizabeth Bennet, que não se deixa levar pelas convenções de casamento por dinheiro, e em sua autora, Jane Austen, em uma época em que as mulheres poderiam ser vistas como frágeis e incapacitadas.

Concluo esta resenha com uma declaração: Obrigada, Lady Catherine de Bourgh, e principalmente, Mr. e Mrs. Gardiner. Sem vocês, a história de nossa Lizzie não seria tão feliz.

Informações sobre o livro
Título: Orgulho e Preconceito
Título original: Pride and Prejudice
Autora: Jane Austen
Editora: Nova Fronteira (edição Saraiva Pocket)
Páginas: 374






11 comentários:

  1. Menina, mas cê é indecisa mesmo, hein? AHUAUAH Primeiro, A Culpa é das Estrelas, agora esse livro. Daqui a pouco muda de ideia quanto ao time... risos

    Nunca li Orgulho e Preconceito nem nenhum livro da Jane Austen. :( Queria muito ler, já até tive uns dois ou três, mas sempre acabo trocando porque a edição não tá tão legal e sou bem chata com isso. Até o fim do ano vou ler, isso é uma quase promessa.

    Coral,
    Universe for Words

    ResponderExcluir
  2. Oi Clara! Orgulho e Preconceito é um dos meus livros favoritos, acho que o que torna essa história tão incrível é que ainda se pode ver esses acontecimentos nos dias de hoje. Não da mesma forma, mas os sentimentos são os mesmos. O tempo passa, passa e passa e os relacionamentos se desenvolvem de uma forma extremamente parecida. Também gosto muito da Lizzie ser uma personagem que é contra as convenções da época e o seu poder feminino!

    ResponderExcluir
  3. Oi Clara,
    Com muita vergonha digo que: ainda não li Orgulho e Preconceito!
    Gosto muito da premissa e apesar dos clássicos não serem o meu forte, tenho muita curiosidade em conhecer a escrita da Jane Austen - que é realmente aclamada - como também, essa história, que parece incrível.
    Espero cumprir o objetivo (de ler o livro) até o final desse ano! E espero que todas as minhas expectativas sejam alcançadas, hahaha.
    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Às vezes releio algumas resenhas minhas e também dá vontade de reescrever porque a opinião mudou. Você não tá sozinha nessa ^^

    ResponderExcluir
  5. Ah, esse livro!
    Adoro a escrita da Jane, adoro os personagens, adoro a história fora do comum para a época, mas que já virou clichê.
    Adoro tuuudo <3
    Você me fez querer reescrever algumas resenhas minhas, haha.

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi. Eu morro de vontade de ler algum livro da Jane Austen desde que assisti o filme Amor e Inocência, e quando fui procurar na biblioteca da minha cidade disseram que não tinha, acredita? JA, JANE AUSTEN. UM CLÁSSICO! Fiquei bem irritada, sahsuhaushuahs. Mesmo sem ter lido os livros dela, penso que ela vivia a frente de seu tempo e isso me inspira, não vejo a hora de comprar um livro dessa autora <3 Quando a opiniões, isso que é belo em nós seres humanos: temos a capacidade de mudar. Somos metamorfoses ambulantes. VIVA RAUL! \o/

    ResponderExcluir
  7. OMG! Como assim nunca li este livro?? Buááááá

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Orgulho e Preconceito é clássico né! quem não se apaixona por ele?! haha
    Ultimamente estão sendo lançados ótimos livros á respeito de orgulho e preconceito e a própria Jane! todo mundo querendo um pouquinho mais desse maravilhoso livro...
    Abraços,
    Gabriel S - http://umcenarioimaginario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Ok, mereço tapas na cara,pois nunca li nada da Jane, apesar de ter 3 livros dela na estante kkkk
    Acho que está mais do que na hora de eu começar a conhecer a escrita da autora e acho que vou começar por Orgulho e Preconceito :D

    bjs
    www.confraria-cultural.com

    ResponderExcluir
  10. Coral,
    eu já amava Orgulho e Preconceito, mas me deu uma coisa doida, viu? AMO livros da Jane Austen. <3

    Barbara Sá,
    Haha! Não tens noção como opiniões podem mudar! :D

    Nicole,
    ela é incrível! Muito! Não me impressiono... Na minha cidade, provavelmente não tem também.

    Thaís,
    é MUITO bom! <3

    Gabriel Sousa,
    verdade! Quero ler todos! rs

    Alessandra,
    VÁ LER AGORA! O melhor é começar por Orgulho e Preconceito :)

    ResponderExcluir
  11. Oi, Clara.
    E se eu te contar que nunca li "Orgulho e preconceito"? E nem vi a adaptação cinematográfica? Sim, me julgue, rs.
    Mas, não se preocupe! eu já comprei e ele está na minha pilha para leitura! Mas, confesso que comprei apenas porque é uma edição bilíngue e eu queria ler algo em inglês. Sua resenha está muito boa, por isso vou subir o livro na pilha, para lê-lo antes dos outros *-*
    Eu também gosto da autora, já li "Sense and Sensibility" e achei magnífico!
    Beijos <3

    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena