[Resenha] Réquiem - Lauren Oliver


Réquiem é o último livro da trilogia Delirium de Lauren Oliver. Este post pode conter spoilers dos dois livros anteriores, Delírio e Pandemônio, cujas resenhas você pode ler aqui e aqui.

Depois de gostar bastante dos dois livros anteriores, chegou a hora do desfecho dessa trilogia que surpreendeu pela originalidade do plot. Uma sociedade onde o amor é uma doença e tem cura, mas, que não é aceita por todos. E é disso, principalmente, que Réquiem vai tratar, utilizando a linha narrativa de Pandemônio. Dessa vez, porém, temos duas narradoras: se em Delírio era apenas a Lena, em Pandemônio era a Lena de antes e a Lena de depois, em Réquiem, as narradoras são Lena e  Hana. A primeira narra do ponto de vista da Selva; a segunda, prestes a casar-se, mostra como é a vida entre os curados. A alternância dos dois pontos de vista foi genial, levando a dinamicidade do enredo ao próximo nível. Você acompanha a história dos dois lados, o que fica especialmente interessante no final do livro, quando os eventos são rápidos.

A autora foi inteligente ao fazer realmente uma distopia, ao contrário de outros livros como a Seleção; o foco é predominante na luta e na revolução, e apesar de o livro tratar da "doença" do amor, o romance ficou em segundo plano. Apesar disso, foi bem trabalhado durante a leitura, o que é bom. Seria ótimo, no entanto, se não acontecesse o que aconteceu no final, no qual Oliver não encerrou a história como deveria. Veja bem, eu entendo que não é necessário que tudo acabe perfeitinho e com um lacinho vermelho pra enfeitar, que o futuro sempre será incerto, mas ela poderia ter feito melhor.

SPOILER DO LIVRO
Me incomodou bastante o fato de ela não ter encerrado o romance da Lena. Apesar de termos uma pista de com quem a mocinha vai ficar, ela não mostrou como o outro reagiu a isso, o que me irritou profundamente. Afinal, eu queria muito saber como a protagonista resolveria essa questão e por que foi do jeito que foi.
FIM DO SPOILER

Quanto ao desenvolvimento das personagens, a protagonista só se torna mais e mais forte. Apta à luta, não quer saber de ficar parada. Julian também se torna um guerreiro, o que me faz admirá-lo bastante, além de ser super compreensivo com a confusão de Lena. Alex me irritou. Sinceramente, não lembro o que eu achava dele em Delírio, mas sei que a partir de Pandemônio comecei a torcer muito para que Lena escolhesse o primeiro (e, não, não vou dizer quem ela escolheu ou se escolheu algum)

Apesar dos prós e contras, a trilogia me agradou muito e acho que Lauren Oliver soube trabalhar muito bem naquilo que ela se propôs a realizar. É uma distopia de mão cheia, que só poderia ter sido melhor se o leitor tivesse uma melhor noção do que acontecia no resto do país. Sinto que a narração era muito focada no grupo da Selva, então a revolução não alcançou um maior dinamismo. Esse problema seria facilmente resolvido com algumas menções aos Inválidos escutando rádio ou lendo um jornal perdido, informando-se do que acontecia em outras cidades.
Bem, foi isso. Espero que tenham gostado! Deixe sua opinião nos comentários!
Informações sobre o livro
Título: Réquiem
Título original: Requiem
Autora: Lauren Oliver
Páginas: 304
Skoob

0 comentários:

Postar um comentário

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena